Clientes: lidando com sonhos e pessoas

Desde junho do último ano tenho trabalhado em uma loja de móveis planejados. É um nicho que engloba certas habilidades que adquiri na faculdade, portanto, uma ótima maneira de desenvolver facetas da minha profissão. 

Hoje eu estava pensando um pouco sobre o propósito do meu trabalho, ou seja, o objetivo pelo qual eu tenho servido na minha profissão. De maneira objetiva, é desenvolver projetos de móveis que serão usados nas residências ou comércios/escritórios de outras pessoas. Mas, de maneira mais profunda e, até mesmo, mais real, é desenvolver e entregar sonhos para outras pessoas.

Um sonho para você!  - Fonte: twitter do Sonho de Valsa
[twitter.com/sonhodevalsa/status/786972734676926464]


Nem todo cliente que atendemos é rico. Muitos chegam até nós com economias que foram juntadas com muito trabalho e sacrifício, e nossa função é servir às pessoas com aquilo que é o sonho delas. É uma coisa que eu sempre falo com o cliente quando o projeto está pronto: "senhor, seu projeto está pronto, quer passar aqui na loja para eu te mostrar o 3D no programa e conseguirmos ver se está próximo daquilo que o senhor tinha imaginado?"

Sendo o cliente rico ou não, o projeto de acordo com meu gosto ou não, todas as ideias são ouvidas e respeitadas, pois estamos lidando com uma realização pessoal, e é meu dever respeita-las.

Isso me lembra quando, em um passado não muito distante, coisa de um ano atrás, eu acreditava ser uma pessoa pouco capaz de lidar diretamente com um cliente de maneira eficiente. E realmente, eu não era muito boa em apresentar projetos, nem realizar vendas sozinhas, mas percebi ali uma incapacidade que deveria ser trabalhada caso eu quisesse não só crescer como profissional, mas também como ser humano.

E esse aspecto, o das relações humanas, é tão essencial, que eu acredito que seja um dos pilares do sucesso das profissões no futuro. Amanhã mesmo, pode surgir uma nova tecnologia que preencha todas as capacidades que hoje realizo no software 3D para montar os projetos e calcular o material que usamos na fabricação dos móveis. Contudo, identificar o que o cliente quer, quando nem ele mesmo sabe, ouvir as histórias de cada um, gerar empatia e atender pacientemente cada solicitação, por mais boba que seja, por mais tempo que nos tome, conversar sobre as necessidades, ouvir desabafos e as vezes brigões, não, isso só eu e você podemos fazer por nosso cliente. Pois, naquele momento ele é nosso cliente, mas ele não se resume a isso, ele é um ser humano único e com sua própria história. 

E, afinal de contas, é isso o que importa, qualquer seja a sua profissão, todos nós estamos servindo um ao outro. Produzimos riquezas materiais, e isso certamente é algo muito relevante, porém de tudo o que vivemos, o que levamos no nosso legado são as histórias que vivemos com as pessoas. 

Refletindo sobre isso, vejo a importância de aprender cada vez mais a lidar com os diferentes tipos de pessoas, pois sei que não é todo dia que estamos de bom humor e super dispostos a ouvir certas coisas. Porém, sabendo o que realmente importa e mantendo a calma, conseguiremos ser bem sucedidos nas nossas relações. Fico feliz de ter conseguido evoluir em um ano!

Que venha mais para mim e para você, leitor!

Um abraço,
Paula.

Comentários

  1. Interessante uma filosofia baseado no cargo que você exerce, destacando que existe um propósito para cada função, e como é importante as relações entre pessoas, principalmente quando o assunto é algo tão "íntimo"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário! Tudo o que fazemos tem um propósito, e aquele pelo qual dedicamos tanto do nosso tempo diário (trabalho) tem que ser claro para nós, não é mesmo?

      Abraço

      Excluir

Postar um comentário