Campinas: minha nova e amada cidade

Nasci em Vitória, Espírito Santo, e morei minha vida toda na cidade de Serra, vizinha de Vitória. 
Sempre que conheço alguém novo aqui em Campinas, falo um pouco sobre minha cidade natal e sobre as circunstâncias que me trouxeram até aqui. 

Fato é que Vitória é uma linda cidade, litorânea, de clima quente e úmido. É uma cidade de pouco mais de 360 mil habitantes, pouco comparado com os 3 milhões de habitantes da região de Campinas. Apesar de não ter morado tanto tempo lá, conheço muito melhor Vitória, do que a própria Serra, pois foi em Vitória onde estudei, trabalhei, e onde parte de minha família morava. 

Vista da Terceira Ponte, que liga a cidade de Vitória a Vila Velha. Foto: Yuri Barichivich

Apesar de amar minha cidade natal, há momentos em que as circunstâncias mudam e nos levam a outros ventos, outrora inimagináveis. E, de repente, me encontrei com parte de minha família aqui em Campinas, construindo uma nova vida. 

Toda vez que me perguntam se eu sinto saudade de minha cidade natal, a resposta é: sim e não. Sim, porque é impossível não sentir saudade dos meus amigos, de minha família e das coisas que foram construídas por lá. Mas o não é pelas perspectivas do que está e o que será construído aqui nessa cidade que estou aprendendo a amar. Novos amigos, novas histórias, novas construções. 

Vista noturna de Campinas. Foto: Marco Flávio

Campinas, ao contrário de Vitória, é uma cidade bem grande, que ainda estou a desbravar. Me encanto com a história da cidade, construída quase que em torno da religião, quando começou a se consolidar como comunidade, após os bandeirantes desbravarem os cantos de cá, e a população passar a demandar por um local de culto, que então se construiria a, hoje, Basílica Nossa Senhora do Carmo, belíssima, localizada no Largo do Carmo, no Centro de Campinas.

Há muito o que se fazer por aqui, muito o que se aprender e muito a se viver. Que eu cresça nessa linda cidade, como quero que ela cresça para todos!

Se você, como eu, ama essa cidade, deixe seu comentário, sendo campineiro ou como eu, uma turista que aprendeu a amá-la! 

Saudações a todos vocês!

Comentários